Sabemos que estratégias de marketing digital bem estruturadas podem acelerar o crescimento e a rentabilidade da sua empresa, mas alguns recursos acabam sendo subestimados, é o caso do E-Mail Marketing. Para evitar o mal uso dessa ferramenta trouxemos algumas dicas e estratégias para otimizar o seu e-mail marketing:
1- DEDIQUE-SE AO ASSUNTO DO SEU E-MAIL
O primeiro contato que o seu lead terá com o conteúdo é através do assunto, por isso tente chamar a atenção de forma relevante e/ou criativa. Evite utilizar frases genéricas, sob o risco de fazer a sua taxa de abertura desmoronar.
Dependendo do segmento do seu negócio, trazer informações quantitativas também podem ajudar a despertar o interesse do leitor, e fazê-lo abrir o e-mail.
Veja exemplos de assuntos com informações quantitativas:
- Confira o TOP 10 produtos para o verão
- 3 passos subir as vendas em até 30%
Utilizar variáveis com informações do cadastro do lead também podem ajudar a fixar a atenção. Traga o nome da pessoa no assunto por exemplo, isso cria a sensação de que aquele e-mail foi feito especialmente para ela, diminuindo a chance de que a mensagem seja excluída sem ser aberta.
Mas atenção para quantidade de caracteres utilizados no assunto do seu e-mail, o ideal é que fique entre 20 e 45 caractres, assim pode-se evitar que o assunto dai cortado dependendo do dispositivos que o leitor esteja utilizando (como no caso do mobile) ou até mesmo do cliente de e-mail usado (Gmail, Outlook e outros)
2- O CONTEÚDO DO CORPO DO E-MAIL
Assim como o assunto, o conteúdo do corpo do e-mail merece atenção, é importante saber balancear o uso de imagens e texto. Mensagem que contenham apenas texto ou imagem tendem a ter uma queda na entregabilidade. Não existe uma regra especifica, de um modo geral o recomendado é que o conteúdo tenha cerca de 40% de imagens e 60% de textos.
Não utilize letras maiúsculas desnecessariamente e não utilize textos na cor vermelha, essas são práticas tidas como SPAM para maioria dos clientes de e-mail.
3- PREOCUPE-SE COM O VISUAL
Suas mensagem precisa ser atrativa visualmente para atrair a atenção do lead, e daí então ter o seu conteúdo consumido. Faça isso utilizando imagens de alta qualidade, dependendo do segmento da sua empresa talvez possa apostar em imagens com cores vibrantes.
Gifs animados também são muito atrativas, pois naturalmente o instinto de curiosidade levará o olhar do leitor até lá. E-mail com gifs também acabam tendo um ar mais informal e divertido.
4- PONTOS DE ATENÇÃO NO HTML DO E-MAIL
Coloque link nas imagens do seu e-mail, já falamos anteriormente que elas são um ponto focal do seu e-mail, o que pode fazer com que o usuário tente clicar para ser redirecionado para alguma página que fale sobre. Por exemplo, se a imagem for de um produto, coloque o link para aquele produto. Caso o cliente tente clicar em uma imagem que não tem link, pode haver um quebra de expectativa e perda de interesse.
Ainda falando de imagens, um atributo importante deste elemento no HTML é o ALT. É utilizado pelos provedores para entender melhor do que se trata o conteúdo enviado, e é fundamental para o funcionamento de leitores de e-mail especiais para deficientes visuais.
5- BASE DE LEAD
Quando falamos de e-mail marketing, indiscutivelmente o elemento mais importante é a base de contatos para o disparo. NUNCA compre listas de e-mail, o correto é obter o lead com um cadastro através de formulário por legítimo interesse, comprar cadastros te colocará em uma lista de disseminadores de spam nos provedores de e-mail.
Não se apegue demais a sua lista de e-mails, apesar de ela ser importante, é comum encontramos empresas que utilizam listas de mais de 5 anos sem que seja feita uma higienização de base. Quando não se faz uma limpeza na lista você está enviando e-mails para contatos que possivelmente não existem mais, e a insistência em ficar enviando e-mails para contatos inexistentes (ou HARD BOUNCES na nomenclatura técnica) aumentarão as suas chances de cair no spam dos contatos da sua base que ainda tem o e-mail ativo.
6- SEMPRE CHAME PARA A AÇÃO
Quando a sua intenção é incentivar que o leitor realize alguma ação – seja visitar o seu site, assistir um vídeo, comprar um produto ou fazer o download de um arquivo – é muito importante que se faça o uso de um elemento que chamamos de CTA (call to action). O CTA nada mais é do que um botão chamando o leitor para ser clicado e levá-lo para a ação que você deseja que seja realizada, mas que muitas empresas acabam esquecendo se fazer.
7- FAÇA UM CALENDÁRIO PARA ENVIOS
Desenvolva um calendário para os disparos dos seus e-mails e siga-o. Cuide também da frequência de envios, afinal ninguém gosta de receber e-mails todos os dias da mesma empresa/loja… Caso deseje fazer disparos diários, divida a sua base criando segmentações, isso fará com que os leads não recebam todos os e-mails.
8- TESTE QUANTAS VEZES FOREM NECESSÁRIAS
Além de revisar os textos para evitar erros de gramática, teste o disparo do e-mail, veja se todas as imagens estão abrindo, faça testes A/B com diferentes assuntos e conteúdos no corpo do e-mail, teste diferentes horários de disparo.
UM MUNDO DE CONHECIMENTO
Além destas dicas importantíssimas que demos aqui, existem outras dezenas de práticas importantes envolvendo a utilização de ferramentas de e-mail marketing. Busque todo o conhecimento necessário para colocar em prática as suas estratégias e atingir os seus objetivos. E caso precise, conte com SOHO COMUNICAÇÃO para executar isso para a sua empresa. Clique aqui para entrar em contato conosco.